UOL
Bloquinho da Ana Mesquita - crônicas, idéias e devaneios. - UOL Blog



Meu Perfil
BRASIL, Sudeste, SAO PAULO, BUTANTA, Mulher, de 36 a 45 anos, Sou fotógrafa, fui nadadora, etc...



Histórico


Votação
 Dê uma nota para meu blog


Outros sites
 Ana Mesquita - fotógrafa
 Editora Grua
 Fundação Gol de letra
 Blog do Torero
 Blog do Juca Kfouri
 Blog do Lelê
 Ironman, uma insanidade
 Blog do Contardo Calligaris
 Blog da Roseli Sayão
 Música de bolso
 Blog do José Cruz
 Dr. Mário Ferrara (homeopata)
 Aprendiz
 Nuno Cobra
 Furunfunfum - teatro
 Lápis Lázuli - Blog da Alice


 
Bloquinho da Ana Mesquita - crônicas, idéias e devaneios.


Uma enorme alegria e uma decepção. Simultâneas.


            
César Cielo é o nadador mais rápido do mundo. Bateu nessa manhã o recorde mundial dos 50m livre, coroando um biênio de conquistas espetaculares. Campeão Olímpico em Pequim. Duas medalhas de ouro e o recorde mundial dos 100m livre em Roma. E agora, nadando aqui mesmo no Pinheiros, o recorde mundial dos 50m livre! E aí vem a minha decepção. Ele nadou na piscina que é quase uma segunda casa para mim. Tantos quilômetros já nadei ali, tanto azulejo contado, objetos achados no fundo da piscina, braçadas entre risos e lágrimas, entre força e exaustão, entre decepção e euforia. Ali encontrei amigos verdadeiros, gente que admiro e quero bem. E fui em busca de mim mesma, uma busca que segue, mas naquela piscina trilhei um caminho importante. Quinze anos atrás cheguei até a nadar dez horas seguidas numa daquelas raias. No entanto, justo hoje eu não estava lá para presenciar a façanha. Queria tanto ter visto! Mais ainda, queria ser jornalista esportiva para fazer todas as perguntas que jornalista nenhum faz (mas se eu fosse, será que faria?). E estava... no carro. Que tinha quebrado e eu tinha deixado ontem na oficina. Hoje cedo, quando fui buscar, pensei: vou direto para o Pinheiros, quem sabe ainda dá tempo de ver o recorde do Cielo, pois eu tinha enorme certeza de que viria. Mas liguei o rádio na CBN e ouvi a notícia no caminho. Tão estranho, ouvir uma notícia como essa no mesmo tom de voz que o locutor acabara de usar para noticiar a variação cambial. Justo eu que comemorei tanto a conquista dele em Pequim que minha filha, quase assustada, perguntou: “mãe, o que é isso, o que aconteceu com você? Nunca te vi assim!” (Depois, no mundial, ela já estava mais acostumada...)

            No mínimo incomum: durante esses seis meses em que o Cielo está treinando aqui no Brasil, cruzamos com ele a toda hora lá no Clube. Um amigo da minha filha já tem quatro autógrafos dele (não me pergunte por que alguém poderia querer quatro autógrafos da mesma pessoa...).  Você sobe para a piscina e lá está treinando o maior velocista do mundo. Já o vi quando estava passando em frente à lanchonete do boliche, caminhando em direção ao centro esportivo, no deck da piscina externa. E me pergunto: como pode esse homem que parece tão humano, afinal, ser capaz de nadar 50 metros em menos de 21 segundos?!

            Eu mesma tive meu momento de tietagem. Estava fotografando uma reunião de esportistas aquáticos que representaram o Clube nas décadas de 50 e 60. Era o comecinho da festa e, por acaso, o Cielo passou por ali. Alguns nadadores pediram para tirar uma foto com ele e aproveitei para perguntar se não queria um exemplar do meu livro. Ele aceitou o presente, que dei com dedicatória – um autógrafo às avessas, que é quando o admirador autografa para o admirado. E também pedi uma foto, que tirei esticando o braço e virando a lente em nossa direção. Saiu horrível, claro, mas ficou registrado.

PS – Nessa mesma reunião repleta de gente extraordinária (nos anos 50 e 60 o Pinheiros já tinha a nata dos nadadores, saltadores e jogadores de pólo aquático do Brasil), ainda tive a honra de fotografar Manoel dos Santos, que também foi recordista mundial de 100m livre. Não resisti e, a certa altura, também pedi para tirar uma foto com ele.

            

 



Escrito por Ana Mesquita às 15h05
[] [envie esta mensagem] [ ]




[ página principal ] [ ver mensagens anteriores ]